sábado, 1 de janeiro de 2011

Na vida, só temos uma certeza:

A morte? Dizem que ela é a única certeza da vida. Pensando friamente, é mesmo. Mas algumas pessoas acreditam que a morte não é o fim, o espírito continua "vivendo". Então, de acordo com algumas pessoas, a morte não é uma verdade incontestável.
Sendo assim, hoje me veio na cabeça uma certeza: livre arbítrio. Percebi que todas as religiões que conheço e, até mesmo, as pessoas que não têm religião acreditam no livre arbítrio. Alguns acreditam em vida após a morte, outros acreditam, ainda, que um mesmo espírito vive várias vidas. Ainda há aqueles que têm o pensamento mais científico, que acreditam que, depois da vida, não há mais nada. Mas não conheço uma pessoa sequer que não acredite no poder das decisões.
Se temos um lugar no céu, com uma decisão nossa, vamos para o inferno. Se nosso espírito têm direito a mais uma vida, uma decisão errada, e não terá mais. Se temos mais 40 anos de vida, um descuido nosso, e perdemos 20 deles. Então, independentemente da crença de cada um, todos nós temos que pensar antes de agir. Mais que pensar: Analisar todos os riscos que corremos ao fazer até mesmo a mais simples das ações. Perigoso esse tal de livre arbítrio. E tem gente que ainda acha que pode fazer o que quiser...

Um comentário:

Bz Estiano disse...

E há gente que prefere agir duas vezes antes de pensar. Porque até pensar pode ser a escolha errada. Tem como saber?

Já disse: é bom te ler (:

Beijão!